Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Sistema Integrado de Monitoramento de Eventos – SIME

Publicado: Sexta, 16 de Setembro de 2016, 11h35 | Última atualização em Quinta, 11 de Janeiro de 2018, 16h47 | Acessos: 36485

O SIME é uma plataforma para o registro e acompanhamento de eventos de importância em saúde pública da Secretaria de Vigilância em Saúde. Foi desenvolvido pela equipe de Tecnologia da Informação da Coordenação-Geral de Vigilância e Resposta às Emergências em Saúde Pública (CGVR) e é gerenciado pela equipe técnica do CIEVS/SVS/MS – Centro de   Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde. Apresenta acesso restrito aos usuários cadastrados.

 

O SIME possui diferentes módulos onde, respectivamente, são registradas as Notificações recebidas pela SVS, CIEVS estaduais e municipais, profissionais de saúde e dentre outros; os Eventos com importância para monitoramento no SIME (casos que configuram um potencial Evento de Saúde Pública de Importância Nacional- ESPIN ou Evento de Saúde Pública de Importância Internacional - ESPII  com importância para monitoramento pelo CIEVS), os registros dos informes (vigilância internacional) e os rumores(imprensa, mídia social, outros). Além do registro, o SIME permite a atualização online das informações e monitoramento das Notificações, Eventos, Informes e Rumores, além da emissão de relatórios e de pesquisas, podendo ser acessado pelas áreas técnicas e CIEVS locais.

 

O Regulamento Sanitário Internacional (RSI 2005) é um instrumento jurídico internacional elaborado para ajudar a proteger os países contra a propagação internacional de doenças, incluindo os riscos para saúde pública e as emergências de saúde pública. O RSI (2005) entrou em vigor no dia 15 de julho de 2007 e atualmente está juridicamente em uso em 194 países.

 

Constituído no Departamento de Doenças Transmissíveis - DEVIT, no âmbito da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (SVS), desde março de 2006, o CIEVS tem por finalidade fomentar a captação de notificações, mineração, manejo e análise de dados e informações estratégicas relevantes à prática da vigilância em saúde, bem como congregar mecanismos de comunicação avançados. Também atua como unidade operacional do Ministério da Saúde do Brasil (Ponto Focal Nacional do Brasil para o Regulamento Sanitário), para comunicação de possíveis emergências junto à OPAS/OMS. Para apoio ao cumprimento das suas atribuições na detecção, avaliação e monitoramento de Eventos de Saúde Pública – ESP, a partir de 2007, o CIEVS/SVS/MS passou a contar também com centros similares estruturados nas Secretarias Estaduais de Saúde (SES) e nas Secretarias Municipais (SMS) das capitais. No âmbito da SVS o Comitê de Monitoramento de Eventos de importância para a Saúde Pública (CME) e o SIME (Sistema de Monitoramento de Eventos em Saúde Pública) completam junto com o CIEVS as estruturas de gestão e acompanhamento de eventos de importância para a saúde pública.

 

Conforme o instrumento de decisão para a avaliação e notificação dos eventos segundo o Anexo 2 do RSI (2005), os eventos de saúde pública são monitorados pelo CIEVS/MS nas seguintes situações:

  • O impacto grave sobre a saúde pública;
  • O evento incomum ou inesperado;
  • Existência de risco significativo de propagação;
  • Existência de risco significativo de restrições ao comércio ou viagens.

 

Disponíveis em:

Sistema Integrado de Monitoramento de Eventos - SIME: http://sime.saude.gov.br/index.php

Informações sobre CIEVS: http://portalms.saude.gov.br/vigilancia-em-saude/emergencia-em-saude-publica/cievs

 

Contato

Coordenação Nacional do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS/SVS)

E-mail:  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Para notificações utilize o seguinte e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Telefone: (61) 3315-3896

Fim do conteúdo da página