Registro de Eventos em Saúde Pública - RESP (Microcefalia)
O Registro de Eventos em Saúde Pública (RESP) é um formulário online desenvolvido com a finalidade de registar as emergências de saúde pública, tendo em vista que as ações de vigilância relacionadas a esses eventos precisam ser realizadas com urgência, permitindo assim a consolidação e caracterização da emergência.
Tendo em vista a alteração do padrão de ocorrência de microcefalia e/ou alterações do sistema nervoso central (SNC) possivelmente associadas a infecção congênita no Brasil em 2015, o Ministério da Saúde (MS) declarou situação de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN), através da Portaria 1.813 de 11 de novembro de 2015. Diante da necessidade de os casos suspeitos de microcefalias serem notificados imediatamente ao Ministério da Saúde, foi construído pelo DATASUS um formulário online no RESP, denominado RESP-Microcefalias, que vem sendo utilizado por todas as secretarias estaduais de saúde no contexto da ESPIN.
Para realizar a análise dos dados gerados no preenchimento do formulário, foi desenvolvida uma ferramenta utilizando os conceitos de Business Intelligence (BI) ou Inteligência de Negócios. O objetivo é auxiliar na transformação de dados brutos em informações relevantes e uteis a fim de analisar a situação epidemiológica de forma rápida e eficiente, embasando a tomada de decisão oportuna, bem como identificar fatores associados à surgimento ocorrência de microcefalia e/ou alterações do SNC.
Disponível em:
- RESP: http://resp.saude.gov.br/microcefalia
- DW (acesso ao BI): http://dw.saude.gov.br/
Documentação
Dicionário de variáveis do RESP
CONTATO
Coordenação-Geral de Informações e Análises Epidemiológicas (CGIAE) /
Departamento de Análise em Saúde e Vigilância de Doenças Não Transmissíveis (DASNT/SVS)
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone: (61) 3315-3670 / (61) 3315-7704
Redes Sociais